segunda-feira, 16 de junho de 2008

Portugal - República Checa (no trabalho)

u


Palavras-chave: Futebol, Portugal, Euro-2008, Cerveja, Bongo, Mulheres, Trabalho e Brasileiros.

Neste momento perguntam-se o que estas palavras estão aqui a fazer. Pois bem, todas elas estão ligadas ao segundo jogo da selecção nacional no Euro 2008, passo a explicar que não vos quero tristes.

Dia 11 acordei bem cedo, já com aquela sensação de que hoje era um grande dia - e foi - mas sempre com o nervosismo à perna. Em dias de jogo sou incapaz de raciocinar, explicar coisas ou efectuar tarefas que não terminem 20 minutos antes do dito começar. Não sou eu, transformo-me noutra pessoa que não conheço e aguento-a com um sorriso nos lábios. Até gosto desta minha esquizófrenia desportiva.

Eram 9:00 já estava no barquito (que belo catamarã) a caminho de lisboa, chegada, passo largo até ao comboio, Oeiras, subida até à Fullsix e ...respirar fundo. Primeira coisa a fazer: saber como será a hora do jogo, trabalhamos, saímos, podemos ver aqui...e surpresa! Mega plasma na sala de reuniões, cerveja e amendoim para o pessoal. Obrigada aos senhores da agência pela gentileza, porque se assim não fosse eu teria ficado com um humor do caneco. Obrigada.

Chegada a hora do jogo cumpri a minha tradição, cachecol ao pescoço e bandeira na mão e toca de seguir para a sala (o trabalho estava acabado ouviram?). Passito ligeiro e ao passar pelos colegas começo a ouvir umas palavritas - qué isso? fanática, gostas de futebol?, elá onde é que tu vais assim? - e ...às quais na altura, dado o meu grau de concentração, não tive oportunidade de responder aqui vai: Isto é um cachecol e uma bandeira, sim sou fanática, sim gosto de futebol e vou ver o jogo. Ah e quanto a esses olhares de lado, sim sou mulher e gosto de futebol.

Claro que a maior parte dos meus colegas perceberam que é sincero este apreço pelo futebol e deram-me um lugarzito no meio da sala e começou o jogo. Havia muita gente na sala, quase só homens e eu estive bastante calada, estava lá gente que percebia mais de futebol que eu e lá ia ouvindo. A assistir ao jogo estava uma colega brasileira - alô Carol!-, que também gosta de ver futebol e que até foi ver um jogo da liga dos campeões aqui em lisboa. No final, ela virou portuguesa. Pessoal, eu tenho a prova aqui em baixo.




Num dia 'normal' de trabalho brincámos, gritámos e festejámos. Como diz o mister Scolari, a linguagem do futebol é universal e naquele momento não existiu trabalho, só futebol, nação, alegria, cerveja e...um bongo ;)



P.S.--> Quero só salientar que não dão o devido valor a este sumo. Um sumo com 8 frutos, um sabor tão bom e um jingle publicitário tão catita. Um bongo um bongo o bom sabor da selva, em cada pacotinho uma festa de 8 frutos, ananás, alperce e manga, laranja, maçã, goiaba, banana, maracujá, imagina o que isto dá...
Bebei menos Fanta e Sumol, que tem gás e isso ...isso é coiso pronto.

1 comentário:

Carolina Saraiva disse...

olha a gaja, que fixe!!! hehehehe