domingo, 29 de novembro de 2009

Em cima do palco vemos melhor.

u

Mais uma reportagem para o festivaispt.org. Um aplauso às fotografias do Rui que estão um mimo.

Ler aqui.
u

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Crystal like water

u
Falta pouco, muito pouco para mais um ano. Final de um ou início de outro, depende da perspectiva. Deitada no sofá, música nos poros e os pensamentos rebolam pela almofada e param ao chegar à manta. Aquecem mais rápido que os pés, esses teimam em estar frios, e entram em ebulição. Falo comigo mesma e este post é para essa pessoa. Aquela que às vezes esquecemos, que na realidade apenas nós conhecemos na sua essência. 

"Bia, vou tratar-te assim porque é como todos te chamam, e sim, sei que o teu nome é Margarida, devias usá-lo mais vezes. Por estes dias sem saberes bem porquê andas estranhamente calma e mais sensível do que costumas ser. Não és insensível, mas não costumas emocionar-te assim tanto e sabes que tens molhado os olhos mais do que é costume. Não faz mal, dizem que até faz bem. 'Facilidade' não é uma palavra que gostes, admite que não. Gostas de ter ideias complicadas, pesquisar, saber tudo sobre todos os assuntos...e não seria mau se não fosses assim com os outros. Se alguém não se preocupa contigo, não te dá amor, carinho, seja o que for, se não sente a tua falta...porque insistes em gostar e dar tudo isso? Às vezes apetece abanar-te e dizer: Olha à volta, estás a ver aqui alguém? O telefone está a tocar? Não, pois não? Então que sinais precisas para acordar? Mas não faço isso, não mereces. Para dizer a verdade acho que pouca gente te conhece. Será que há alguém que já se tenha sentado ao teu colo a ouvir-te ler? Eu respondo por ti, ninguém. Confessa que tens medo...mais de ti do que dos outros. Do que podes sentir e que não queres. Enfim... Eu sei e tu sabes que gostas de fazer anos. Toda tu és felicidade nesse dia...com laivos de nostalgia claro, ou não fosses tu extra-sensorial, artista de meia tijela. Pedes presentes, fazes festas, quando na realidade sabes o que queres e o que é importante. Preferes uma voz ao ouvido, um abraço, um bilhete ou um 'adoro-te' a todos os objectos do mundo. Pouca gente sabe isso. Pouca gente sabe que há momentos atrás estavas de olhos fechados a pensar que o teu euromilhões não se traduz em cinco números e duas estrelas. Neste momento além de saúde e amor (de todos os formatos como costumas dizer), pedes três coisas: serenidade, coragem e sabedoria. E isso é um pedido mais a ti mesma do que outra coisa. Tu Bia é que tens de aceitar o que não podes mudar, alterar aquilo que pode e tem de ser modificado e atingir o ponto certo do conhecimento para distinguir estas duas coisas uma da outra. És tu, mais ninguém. 
Não posso dizer que te amo Bia, mas gosto de ti. Há qualquer coisa em ti que me impede de te amar em toda a plenitude e ainda não percebi bem o que é, mas já estive mais longe de me apaixonar. 
Gosto que dances para mim, porque não danças para mais ninguém, que te deites no chão a ouvir o nada, que fiques parada a olhar pela janela os telhados das casas e que sorrias a ver televisão. Obrigada por falares comigo, quem sabe um dia encontres alguém com quem possas falar assim, alguém que não complique, que não exija inconscientemente que sejas de outra forma.
Ainda não te dou os parabéns, mas espero que recebas tanto carinho quanto o que dás durante o ano a quem mais gostas. Há por aí pessoas que 'te gostam'. Agora vou sair da manta e escorregar até ao chão, aquele que gostas de ouvir. Um beijo."
u

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A acrescentar à lista

u

Quero um despertador como o que me acordou hoje. Sei que é modelo único, raro e difícil de encontrar, mas é especial e eu gostava. Obrigada.
u

sábado, 14 de novembro de 2009

O outro lado

u

Há pessoas que se colocam em primeiro lugar e para elas o importante é estarem bem. Há aquelas que temos como amigos, mas na realidade são mais as vezes em que não estão presentes do que o contrário. Seguem-se as que nos ouvem e dizem-se preocupadas connosco, mas sentimos que é apenas momentâneo, porque se não formos nós a falar elas não o fazem. Há pessoas que simplesmente não nos dão hipótese de gostar delas...e outras que não se dão uma hipótese de serem gostadas e de gostarem de alguém. 


Todas elas aceito, é a sua forma de ser, de estar. Mas de vez em quando dou por mim a pensar se eu não devia mudar de atitude. Passar para esse lado. Deixar de colocar os outros antes de mim. Deixar de me preocupar genuinamente e de estar presente o máximo que consigo. Deixar de gostar da forma que gosto. Ao escrever isto as mãos param por um ou dois minutos. Quem é que quero enganar? Não sou assim, nem serei. Só tenho de me lembrar mais vezes é que sou humana, porque os outros já sei que o são.

Do Capítulo - Coisas que me deixam sem palavras

SPIRIT OF THE STAIRS • doq doq 'doq from Lonny Quattlebaum on Vimeo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Walk on

u
Na televisão passam imagens da Jordânia. Um templo escondido no nada e no entanto no tudo. Apercebo-me mais uma vez que emociono-me sempre com a beleza natural das coisas, com lugares assim, com monumentos perdidos no nada ou achados no meio de tudo. O toque da terra, os cheiros, a cor do céu, a luz...fazem os poros abrir e receber o que cada pedaço do mundo tem para nos dar. Acredito que temos uma gaveta interior para guardar as memórias afectivas de cada espaço visitado. E que cada um nos oferece uma visão diferente de nós mesmos. Ainda não vi um milésimo do que há para ver. Do que quero ver. E sei que é isso que enriquece alguém, encher essas gavetas.  

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicas que podem ser úteis

u

Já tenho malta a fazer a pergunta: O que queres de presente?
Pois bem, não preciso que me ofereçam seja o que for além da vossa presença.

Mas se quiserem mesmo dar qualquer coisa aqui estão algumas das coisas que gostava de ter.
(pai e mãe ponham os olhinhos nisto vá )



Teatro é das coisas que mais gosto nesta vida. Se me quiserem levar a peças irei com um sorriso.

O último do grande Lobo Antunes.

A preciosidade difícil de encontrar 'Treasure Box' dos Cranberries

Sim é um perfume, não arrisquem, mas se quiserem este é um dos que uso.

Ui o que eu quero ver esta senhora. É a La Roux. Já sabem que sou doida por música portanto concertos podem vir.  The Cranberries, Jamie Cullum...

É um amor antigo - as Lomo. Não tenho nenhuma, este é um exemplo das máquinas que me fariam feliz. 

Música outra vez em modo disco antigo. Venham eles.

E sim artigos para a casa. Falta-me tanta coisa que nem sei. Posso dizer que a sala e cozinha anda entre o preto, vermelho e roxo. Se começar a descrever artigos não saímos daqui...tapete de entrada, bule and so on...







E depois aquilo que não tem preço e ao que dou mais valor. Os mimos. Das mais diferentes formas, porque nem todos me dão beijos destes a bem dizer, mas venham os abraços, os bilhetes, as mensagens, os telefonemas e afins. Venham os sorrisos e as danças e tudo o que os amigos e só eles nos podem dar. É isso que quero, apenas. 





terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sometimes I wonder...

u

This thing of being alone gets so fucking lonely.

u

domingo, 8 de novembro de 2009

Do latim anniversarius, -a, -um, que volta, acontece todos os anos

u

Nunca percebi porque é que gosto tanto desta data, mas gosto. Do meu e o dos outros. Fico feliz, genuinamente feliz e isso é visível. Ligo a pormenores, sempre liguei. Não às coisinhas, essas não me interessam, mas os pormenores sim. Gosto que se lembrem de mim à meia-noite. Não consigo evitar. Gosto que me liguem e de receber carinho à meia-noite. Lembro-me de quem já o fez. Lembro-me de quem não o fez e eu gostava que tivesse feito. Os meus pais não falham, mas dali sei que tenho amor incondicional. O único amor certo que tenho, por muitos aniversários que passem por nós...por eles. Gosto de presentes, daqueles que não são palpáveis. Gosto de ter as pessoas comigo no meu dia de anos...fico triste se não as tenho. O sorriso, os abraços, os beijos...são o presente que mais gosto de receber, o maior que me podem dar. Gosto de festas, de ver as pessoas juntas, de celebrar, de ver os amigos dançar e a divertirem-se. Gosto de ter as minhas pessoas ali. É isso.

 

Todos os anos reflicto sobre o ano que passou. Sim, ainda falta um mês, mas este ano foi daqueles em que tudo vira e perdemos o fio à meada e quando nos damos conta nem sabemos bem o que aconteceu. E houve de tudo um pouco. Acho que foi dos anos em que mais vivi. Dia 5 balanço e imagino o resultado. Não foi fácil, mas quem me conhece sabe que não gosto da rotina, nem de coisas fáceis.

sábado, 7 de novembro de 2009

Do capítulo - Dicas para sobreviver

u
O que fazer com as saudades que às vezes tomam conta de si?
Embrulhe em papel prata e coloque no frigorífico. Poderá optar também pelo congelador.

Nota: As saudades não irão passar até serem mortas. Este é um procedimento apenas para que possa lidar com elas da melhor forma possível.
u

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Há músicas que sou eu.

u

Esta é uma delas.
(para apreciar as várias versões)







quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ao 3º dia.

Ontem foi um dia cheio. De emoções, de confusões, de questões e conclusões. Ontem foi uma lição de vida, daquelas que guardamos no bolso pele. Entrar na epiderme da alma às vezes deixa-nos sós. A surpresa é que não podemos ficar aquilo que já estamos. Aquilo que não nos faz mal, só nos torna uma pessoa diferente. Ontem fiz a roda e não fiquei no mesmo lugar, nadei uma piscina olímpica sem me molhar e senti o cheiro a terra molhada...e nem choveu. Hoje acordei, simplesmente isso, estou acordada.

u

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pequenas surpresas

u

...que surgem do nada. 

"weep for yourself, my man,

(…)

you're not as brave as you were at the start

rate yourself and rape yourself,

take all the courage you have left

wasted on fixing all the problems that you made in your own head


but it was not your fault but mine

and it was your heart on the line

i really fucked it up this time

didn't I, my dear?"


(by: Mumford and Sons)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

On air

u

O i fez uma playlist com algumas das melhores coisas que o António Sérgio nos mostrou. Não posso deixar de partilhar. (Faltam algumas coisinhas mas tá bem boa)

A Certain Ratio "Shack Up" (http://www.youtube.com/watch?v=ldfzypHivI4)
Bauhaus "She's In Parties"(
http://www.youtube.com/watch?v=-VyWNDxQQxM)
Blind Melon "No Rain" (
http://www.youtube.com/watch?v=dYlAwvz8uwc&feature=fvst)
The Clash "London's Burning" (
http://www.youtube.com/watch?v=yzPbNvIzMf0)
The Cure "In Between Days" (
http://www.youtube.com/watch?v=_14RBLa5DUw)
Echo and The Bunnymen "Do It Clean" (
http://www.youtube.com/watch?v=I9OEdlU0eqo)
Fields of Nephilim "Moonchild" (
http://www.youtube.com/watch?v=BYYy862KFyE)
Front 242 "U-Men" (
http://www.youtube.com/watch?v=ShF8qwGN8GE)
Jesus and Mary Chain "April Skies" (http://www.youtube.com/watch?v=dTtU391lQjE)
Joan as Police Woman "To America" (
http://www.youtube.com/watch?v=AeRi__IKmDw)
Joy Division "Transmission" (
http://www.youtube.com/watch?v=6ZwMs2fLoVE)
Killing Joke "Love Like Blood" (
http://www.youtube.com/watch?v=fcRu8j1i518)
Last Shadow Puppets "The Age of the Understatement" (
http://www.youtube.com/watch?v=XGV8xCkpXjE)
Morphine "The Night" (
http://www.youtube.com/watch?v=ev3h4Ifo48M)
Mark Kozelek "Rock and Roll Singer"
Xutos e Pontapés "Semen" (
http://www.youtube.com/watch?v=cJZ-mq4V1xo)
Neko Case "Hold on, Hold on" (
http://www.youtube.com/watch?v=50dzxkJa1NE)
Laurie Anderson "Oh Superman" (
http://www.youtube.com/watch?v=vzYu88jIDYs)
New Model Army "No Rest" (
http://www.youtube.com/watch?v=r9ScNtVeNoU)
Propaganda "Jewel" (
http://www.youtube.com/watch?v=u0nsJghFqlI)
Psychedelic Furs "India" (
http://www.youtube.com/watch?v=jOibUjTlyNE)
Shriekback "This Big Hush" (
http://www.youtube.com/watch?v=8JZFRJCstcA)
Siouxsie and the Banshees "Happy House" (
http://www.youtube.com/watch?v=HeBMHnJqAvM)
Sisters of Mercy "This Corrosion" (
http://www.youtube.com/watch?v=p25DfTCuFw0)
Spear of Destiny "Never Take Me Alive" (
http://www.youtube.com/watch?v=EU3aXG4JMJU)
Stranglers "No Mercy" (
http://www.youtube.com/watch?v=xzbiIjLG4RY)
The Fall "Mr. Pharmacist" (
http://www.youtube.com/watch?v=56dxJjXbnjg)
The The "The Beat(en) Generation" (
http://www.youtube.com/watch?v=isUCQIvOplA)
This Mortal Coil "Song To The Siren" (
http://www.youtube.com/watch?v=4mUmdR69nbM)
Love And Rockets "Ball Of Confusion" (
http://www.youtube.com/watch?v=-ALRLZQf42s)
The Teardrop Explodes "Treason" (
http://www.youtube.com/watch?v=1ZgZbctBtIM)
Cocteau Twins "Aikea-guinea" (
http://www.youtube.com/watch?v=zEpeZm_f1Zk)
Wall of Voodoo "Mexican Radio" ( 
http://www.youtube.com/watch?v=BkHFjm_9iew)
Ultravox "Vienna" (
http://www.youtube.com/watch?v=zFjvLq84otc)
Virgin Prunes "Walls of Jericho" (
http://www.youtube.com/watch?v=o3UT_RA8ZAk)
Wire "Practice Makes Perfect" (
http://www.youtube.com/watch?v=6cgPUMuxzYY)

u

domingo, 1 de novembro de 2009