segunda-feira, 30 de junho de 2008

Experiências

u

Os dias passam e os lugares passam com eles. Onde se vê o rio ou lê um livro, bebemos um copo de vinho alentejano ao som de uma banda nova para os nossos ouvidos, ou simplesmente dançamos até não poder mais com os amigos de sempre.

Hoje vou de férias, mas deixo-vos aqui algumas experiências que vão querer (ou não) viver por estes dias de calor.

Casanova – Foi preciso uma brasileira alertar-me para esta pizzaria de frente para o rio, para descobri-la. É fácil chegar lá, junto do Facto e Deli Delux , e também se estaciona bem. Lá dentro as pizzas fervilham com deliciosos ingredientes e vinhos a condizer. Tem um terreiro onde podemos jantar , olhar o Tejo e ver o pôr-do-sol, se estiver frio dão-nos uma mantinha e lá ficamos até não poder mais.

Dica: As mesas no interior têm umas lâmpadas por cima, servem para chamar os empregados, quando precisarem de alguma coisa é só acender.


Jardim dos Sentidos – Descoberto por mim e Miguel numa das voltas por Lisboa, situa-se na Rua da Mãe d’água, perto da Praça da Alegria , e é um restaurante vegetariano. Tem um espaço agrdável, com um pequeno pátio e comida variada. Não é o melhor de Lisboa, mas é bom e recomenda-se.


Chafariz do Vinho – Ora aqui está uma bela surpresa. Já tinha ouvido falar deste lugar, mas nunca descoberto ao certo onde ficava, foi sem querer mas adorei. É uma enoteca , o espaço é parte integrante do Aqueduto das Águas Livres e está neste lugar desde 1840. O Chafariz é nobre e tem vinho servido a copo e garrafa. Um espaço de antigamente nos dias de hoje, com gente que tem vontade de conhecer a sua cidade a fundo. No verão tem arraial e esplanada e foi um desses dias que lá fui. Os petiscos não ‘enchem’, mas para quem pode dar-se ao luxo de comer chouriço assado e pãozinho saloio certamente que ficará com o estômago aconchegado.


Agrupamento Lauro Palma – Foram eles que nos chamaram a atenção para o Chafariz do Vinho aquando da sua actuação. Sentámo-nos e ali ficámos com atenção à sua música. É um misto de muita coisa, piada está aí , e diverte-nos com as suas letras. Ao vivo são melhores do que no myspace, mas vale a pena darem uma espreitadela.

http://www.myspace.com/lauropalma


Vicente Palma – Sábado à tarde na Fnac do Colombo este jovem foi mostrar um pouco do seu trabalho. Costuma actuar com o pai, mas já tem as suas músicas e letras, que nos fizeram conhecê-lo um pouco melhor. Acho que tem muito para andar, mas já se consegue pôr de pé e mostrar o que vale. Ora vejam.

http://www.myspace.com/vicentepalma


O Meu Irmão é Filho Único – Filme italiano que me deixou com um sorriso depois do final. Fala de família e política, como ela afasta e junta, como ao longo da vida somos tanta coisa e num fundo somos só um, sempre únicos. Para ver apenas em alguns cinemas, mas para ir sem falta.

http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=201986

http://dl1.games.vip.ukl.yahoo.com/download/it/warner_mfu/index.html


Omnisciência no Teatro Aberto – Única sugestão ainda não experienciada pessoalmente. Adoro teatro e gosto do teatro aberto por motivos afectivos, por isso deixo-vos este espectáculo. Assim, a cru, vão ver e depois digam qualquer coisa.

http://www.teatroaberto.com/index2.php?lg=1&idmenu=8&idsubmenu=21&dia=13&mes=06&ano=2008&accao=detalhe&idn=33


Festas de São Pedro – São no Montijo e não podia deixar de falar delas. Há concertos, sardinhada, largadas e copos. Eu costumo ir ao lugar mais divertido, o Páteo das Faenas,e saio de lá com vontade de voltar. Este ano perderei 4 dias de festa, mas para o ano há mais! Aqui fica o programa.

http://www.montijonline.com/php/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=1


Divirtam-se que eu volto lá para dia 20.


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Baila baila bailé

u
Conhecer pessoas de outros países é conhecer outro país. O que se come, tradições, modas, língua, paisagens, sociedade, e muito mais ganha outro sentido para quem vive neste país de brandos costumes. Tenho à minha frente diariamente a Carol, uma paulista - para quem não sabe pessoa de São Paulo - que troca comigo informações preciosas da sua/minha cultura. Deparo-me com diferenças abismais entre brasileiros e portugueses, mas também com coisas mesmo muito semelhantes e isso deixa-me feliz. Do outro lado do oceano há pessoas como as de cá e outras bem diferentes, o que confere ao mundo um misto de cores bem divertido.


No outro dia a Carol foi aos santos populares e teve o 'prazer' de ouvir coisas como 'A garagem da vizinha', 'Nós pimba', 'Queres ketchup Maria?' e por aí fora, além do 'Poeira' que invade qualquer festa seja ela boa ou má. Pois bem, ela chegou e disse: Raio de música, que é aquilo? , eu lá expliquei que cá existe uma música especial à qual dá pelo nome de Pimba, Brejeira, Popular, seja lá o que for é assim meio de bailarico, meio de nada.
Ela fartou-se de rir com o que lhe mostrei pelas andanças do youtube e indicou-me o equivalente desta música lá do Brasil. Disse que há ainda a música sertaneja e outras que tal, mas estas foram o grande boom deste verão lá.

Ora aqui vai:

- começamos a nossa voltinha com Kibe Loco e a Dança do Quadrado



- passamos pela Dança do Créu



- e acabamos a viagem com Tati Quebra Barraco (só o nome tem classe)





quinta-feira, 19 de junho de 2008

A esperança

u
De vê-lo agarrar-se a esta bola até ela entrar na baliza. De ele rematar como se não houvesse amanhã. De ele confirmar esta confiança que tenho nele. De ganharmos hoje. Força a todos, e perdoem-me mas o blog é meu, mas em especial a ti. Acho que até uma lagriminha vai cair se ele marcar os golos da vitória.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Portugal - República Checa (no trabalho)

u


Palavras-chave: Futebol, Portugal, Euro-2008, Cerveja, Bongo, Mulheres, Trabalho e Brasileiros.

Neste momento perguntam-se o que estas palavras estão aqui a fazer. Pois bem, todas elas estão ligadas ao segundo jogo da selecção nacional no Euro 2008, passo a explicar que não vos quero tristes.

Dia 11 acordei bem cedo, já com aquela sensação de que hoje era um grande dia - e foi - mas sempre com o nervosismo à perna. Em dias de jogo sou incapaz de raciocinar, explicar coisas ou efectuar tarefas que não terminem 20 minutos antes do dito começar. Não sou eu, transformo-me noutra pessoa que não conheço e aguento-a com um sorriso nos lábios. Até gosto desta minha esquizófrenia desportiva.

Eram 9:00 já estava no barquito (que belo catamarã) a caminho de lisboa, chegada, passo largo até ao comboio, Oeiras, subida até à Fullsix e ...respirar fundo. Primeira coisa a fazer: saber como será a hora do jogo, trabalhamos, saímos, podemos ver aqui...e surpresa! Mega plasma na sala de reuniões, cerveja e amendoim para o pessoal. Obrigada aos senhores da agência pela gentileza, porque se assim não fosse eu teria ficado com um humor do caneco. Obrigada.

Chegada a hora do jogo cumpri a minha tradição, cachecol ao pescoço e bandeira na mão e toca de seguir para a sala (o trabalho estava acabado ouviram?). Passito ligeiro e ao passar pelos colegas começo a ouvir umas palavritas - qué isso? fanática, gostas de futebol?, elá onde é que tu vais assim? - e ...às quais na altura, dado o meu grau de concentração, não tive oportunidade de responder aqui vai: Isto é um cachecol e uma bandeira, sim sou fanática, sim gosto de futebol e vou ver o jogo. Ah e quanto a esses olhares de lado, sim sou mulher e gosto de futebol.

Claro que a maior parte dos meus colegas perceberam que é sincero este apreço pelo futebol e deram-me um lugarzito no meio da sala e começou o jogo. Havia muita gente na sala, quase só homens e eu estive bastante calada, estava lá gente que percebia mais de futebol que eu e lá ia ouvindo. A assistir ao jogo estava uma colega brasileira - alô Carol!-, que também gosta de ver futebol e que até foi ver um jogo da liga dos campeões aqui em lisboa. No final, ela virou portuguesa. Pessoal, eu tenho a prova aqui em baixo.




Num dia 'normal' de trabalho brincámos, gritámos e festejámos. Como diz o mister Scolari, a linguagem do futebol é universal e naquele momento não existiu trabalho, só futebol, nação, alegria, cerveja e...um bongo ;)



P.S.--> Quero só salientar que não dão o devido valor a este sumo. Um sumo com 8 frutos, um sabor tão bom e um jingle publicitário tão catita. Um bongo um bongo o bom sabor da selva, em cada pacotinho uma festa de 8 frutos, ananás, alperce e manga, laranja, maçã, goiaba, banana, maracujá, imagina o que isto dá...
Bebei menos Fanta e Sumol, que tem gás e isso ...isso é coiso pronto.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Do you have any change?


u




Chama-se Anger Release Machine e pertence aos artista Yarisal & Kublitz.

Só vos digo que se isto existisse em alguns locais de trabalho, muita gente iria andar na bancarrota.


domingo, 8 de junho de 2008

Pensamento do dia

u


Podemos ganhar isto.
P.S.--> Eu acredito.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O novo dos Coen

u

Pois quem gosta do Big Lebowski anseia por isto. É a loucura meus caros...e tem dose dupla de giraços. Ah pois é!



segunda-feira, 2 de junho de 2008

u
Cada vez que abro os olhos vejo um romance inacabado. Pepitas de sal grosso povoam os meus sonhos.